domingo, 16 de julho de 2017

O Continente (já) vende Carne Halal. Mas, o que vem a ser isto?


Quando o meu irmão vivia na Holanda, país onde tirou o mestrado, e acabou por ficar, durante um ano, a dar aulas, ia visita-lo regularmente. À bom tuga, fazíamos compras no supermercado, já que os preços dos restaurantes eram/são impossíveis. Uma vez que adoro pôr o nariz em tudo, fiquei super curiosa, ao perceber que, na secção da carne, algumas embalagens tinham um rótulo diferente, com a referência "Halal".

Ao questionar o significado, foi-me respondido que, de acordo com a lista de alimentos, e respectiva forma de preparação, contida no Corão, Halal quer dizer "permitido". No caso da carne, não obstante as espécies proibidas, tais como porco, cão, serpente ou macaco, os animais devem ser mortos de acordo com um método específico, de forma a impedir o consumo de sangue, que está, igualmente, interdito. O abate só pode se executado por muçulmanos, e, a frase: "Em nome de Alá, o mais bondoso, o mais Misericordioso”, deve ser proferida antes do acto. Em seguida, é efectuado um corte na carótida, e o animal, ainda vivo, deixado a sangrar, suspenso pelas patas traseiras, sendo, em seguida, decepado de um só golpe. O objectivo, é o de as doenças contidas no fluxo sanguíneo não serem transmitidas através da carne. Até agora, não encontrei nenhum tipo de carne Halal à venda, que não o frango. Nunca experimentei, pelo que não faço a menor ideia se o sabor é diferente. O preço é de € 3,79 Kg, caso estejam interessados em adquirir.

9 comentários :

  1. Já comprei e não notei grande diferença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou mulcumana, e digo vos que a diferenca nao e no sabor, mas sim no que e certo ou errado.
      Voces comem comida com quimicos enquanto o frango Halal nao os contem, e o animal sofre menos na hora da morte

      Eliminar
    2. Isso quer dizer que estes frangos são criados pela avipronto separados dos outros??? Isso é para rir

      Eliminar
    3. Será k o frango pendurado ainda vivo para sangrar não é sofrimento? Respeito às religiões e as crenças de cada povo,e já sabia deste método, mas acho k não deixa de ser cruel.Em certas regiões de Portugal também se sangra a carne (por exp o porco depois de morto é pendurado para escorrer o sangue ,mas depois de morto).

      Eliminar
    4. Com todo o respeito por quem acredita seja em que religião for, não me parece que só por ser "em nome de Alá" o frango não contenha "químicos", já que estes são introduzidos na indústria da carne quer na alimentação dos animais, quer na água, e são absorvidos pelo organismo destes, não permanecendo apenas na corrente sanguínea. Bem hajam!

      Eliminar
    5. O problema é só mesmo um,... o que vai na cabeça das pessoas!

      Eliminar
  2. Eu sou muçulmana e desempregada. E por muito que gostasse de comprar este frango halal para mim com este preço é completamente impossivel. Realmente não entendo este tipo de preço

    ResponderEliminar
  3. Praticamente só vai encontrar as carnes e produtos permitidos aos mulcumanos tal como o frango ou borrego. Não há diferença no sabor. Por aqui na Inglaterra é praticamente tudo Halal e por norma a carne mais barata. Já desisti de procurar carne que não era halal. Simplesmente já nem olho para saber se é halal ou não.

    ResponderEliminar
  4. A indústria do consumo mete o barrete a muçulmanos, cristãos e tantos outros crentes ...

    ResponderEliminar