domingo, 5 de março de 2017

Tomate em conserva: Uma forma simples, e deliciosa, de poupar


Caros 5.75 leitores, não sei se têm ido ao supermercado nos últimos tempos, mas eu tenho, pelo que devo confessar que fiquei horrorizada quando me pediram dois euros por um quilo de tomate rijo e com ar deslavado. Pelo amor da santa. Quase me deu vontade de chorar.
Por isso, e para que esta situação não se repita, logo que o tempo aqueça, e comece a "época do tomate", vou comprar três ou quatro quilos e conservar, em frascos, como a minha avó fazia. O método é muito simples, e permite manter a qualidade e o sabor o ano inteiro, e, de caminho, poupar uns euros. Neste momento, estou a arrancar alguns cabelos e a culpar-me pelo facto de não me ter lembrado disto antes. É que, agora, não tenho outro remédio senão usar tomate enlatado, ou sujeitar-me à má qualidade do existente no supermercado. Se ainda não conhecem esta técnica, logo que tenham possibilidade, experimentem, porque vão ficar agradavelmente surpreendidos com o resultado. Palavra de #lobo. 

Ingredientes
- Tomate 
- Sumo de limão Q. B.

Preparação:

Corte o tomate em pedaços, retirando as sementes. Numa panela com água a ferver, coza-os durante meia hora, até ficarem bem macios. Em seguida,  retire a pele, e deixe-os escorrer, durante uma hora, num passador. Guarde em frascos esterilizados, adicionando uma colher de sopa de sumo de limão, por unidade. Quando bem acondicionada, a conserva dura mais de um ano, e é perfeita para refogados, molhos ou temperos. Bom apetite. 

Dica do #lobo: Siga as dicas deste post  para prolongar a validade da massa. 

Foto: Lavenderandlovage

2 comentários :