domingo, 6 de agosto de 2017

Mexilhões Gratinados à moda do #lobo

(Foto: Wolf at The Door)
Sabem uma coisa, meus 5.75 leitores? A rotina é o pior de todos os males, daí estar, constantemente à procura de receitas inovadoras, que façam o meu Amor feliz. Num destes dias, e porque o Continente estava com uma promoção irresistível em relação ao marisco fresco, cheguei a casa com um quilo de mexilhão.
Apesar de dar algum trabalho, já que implica abrir as conchas, uma a uma, para retirar o miolo, sob risco de nos cortarmos, não resisti em testar esta deliciosa receita. Posso assegurar que foi um sucesso. Como entrada ou enquanto prato funcional, é perfeita para os dias frescos de Verão. Se ainda não conhecem, experimentem porque vão adorar. Palavra de #lobo. 

Ingredientes (para duas pessoas):
- 1/2 Dl de leite
- Noz moscada, Q. B.
- Sal, Q. B.
- Alho em pó, Q. B.
- 1 Ovo

- 100 Gr de margarina vegetal, derretida
- 250 Gr de batata cozida 
- 1 Kg de mexilhão, fresco e com casca. 

Preparação:
Lave os mexilhões e arranque as barbas. Escorra bem. Aqueça um grelhador para fogão, ou uma frigideira larga, anti aderente, e cozinhe-os até abrirem. Reserve. Prepare o puré, esmagando as batatas, e adicionando todos os ingredientes, sem parar de mexer. Leve ao lume, durante cinco minutos, até obter uma textura cremosa. Parta as conchas ao meio, deixando ficar, somente, a metade com o miolo, como vê nas fotos. Recheie com o puré, com cuidado, para não transbordar. Gratine no forno, durante dez minutos. Bom apetite. 


(Foto: Wolf at The Door)

1 comentário :

  1. Tem um aspecto maravilhoso!
    Não sabemos porque é que ainda não te seguíamos, mas já tratámos do assunto :)

    ResponderEliminar