quarta-feira, 15 de março de 2017

Bacalhau com natas e camarão

(Foto: Wolf at The Door)
Adoro bacalhau com natas. É um dos meus pratos preferidos. Por isso, sempre que temos um “evento” cá em casa, aproveito a “desculpa” para cozinhar esta deliciosa receita, já que o meu Amor não é fã de peixe. Assim, no último jantar em família, um dos pratos escolhidos foi precisamente este.
O sabor forte do bacalhau contrasta, na perfeição, com a suavidade das natas, envoltas em camarão e noz-moscada, originando uma combinação divina.  E, para além do mais, tem uma grande vantagem: Por ser de tabuleiro, permite que toda a gente coma ao mesmo tempo, sem haver um desgraçado preso à cozinha. Se nunca se atreveram a cozinhar este verdadeiro "clássico" da nossa gastronomia, experimentem porque vão amar. Palavra de #lobo. 
Ingredientes (para seis pessoas):
- 1 Kg de bacalhau cozido e desfiado
- 400 Gr de miolo de camarão
- 1 Kg de batata frita, cortada em cubinhos
- Azeite Q. B.
- 3 Cebolas grandes
- 4 Dentes de alho
- Alho em pó, Q. B.
- Noz-moscada, Q. B.
- Sal Q. B.
- 2 Caldos Knorr de marisco
- 800 Ml de Natas
- 200 Ml de molho béchamel (uso da Parmalat)
- 2 Folhas de louro
Preparação:
Numa caçarola larga, refogue o azeite com a cebola, cortada em rodelas finas, o alho picado, e as folhas de louro. Quando a cebola ficar transparente, adicione o camarão e o bacalhau, temperado com a pimenta e o alho em pó. Regue com um fio de azeite, e deixe cozinhar durante dez minutos. Baixe o lume, e envolva o molho bechamel, 400 ml de natas, e uma pitada de noz-moscada. Cozinhe durante cinco minutos, mexendo sempre, e reserve. Forre um tabuleiro grande com as batatas, cobertas pelas restantes natas, temperadas com sal, alho em pó, e noz-moscada. Misture suavemente com uma colher de pau, e junte o bacalhau. Gratine, durante quinze minutos, em forno pré-aquecido a 180ºC, mas com muito cuidado, para o bacalhau manter a textura cremosa. Sirva de imediato, e bom apetite. 

Dica do #lobo: Acompanhe com esta deliciosa Salada verde com framboesa e noz. Fica, simplesmente, divinal. 


(Foto: Wolf at The Door)

Sem comentários :

Enviar um comentário