segunda-feira, 21 de março de 2016

Santo Antão e S. Vicente: Quero mergulhar nos (verdadeiros) paraísos de Cabo Verde


Não sei se partilham desta minha opinião, meus 5.75 leitores, mas estou francamente farta de turismo de massas. Não me convidem para destinos como “Bebidorme” ou a “Praia da Oura”. Se me cheirar muito a barulho, bêbados e confusão, estou fora. Por isso, cada vez mais, e porque os recursos para viajar são limitados e têm que ser geridos de forma consciente, procuro spots genuinamente únicos.
Em África apenas conheço Marrocos, mas, já há algum tempo, que pretendo visitar o lindíssimo arquipélago de Cabo Verde, não só como turista mas, também, como mergulhadora. No entanto, e pelo que tenho pesquisado, ilhas como a Boavista ou o Sal estão a ficar empestadas pelo turismo massivo, oferecendo o típico pacote chapa 5, composto por uma pulseira na mão e um cocktail na outra. Muito sinceramente, este tipo de oferta não me atrai. Por isso, quando for a Cabo Verde, optarei, certamente, pelos locais que [muito] pouca gente conhece, nomeadamente as paradisíacas ilhas de S. Vicente e Santo Antão. O plano será apanhar o voo direto de Lisboa para S. Vicente, passar quatro dias no Foya Branca Resort, e mergulhar, com a Dive Tribe, naquelas águas únicas, com peixes exóticos de todas as cores e feitos, e uma temperatura incrível: 25.º C. 


Com alguma sorte, ainda avistarei um tubarão baleia, [ou sete], tal como aconteceu nas Maldivas. A parte cultural da viagem também será importante, já que nesta ilha se respiram as mornas da Cesária Évora. Por isso, seria um crime não sair à noite para beber uma cerveja, ouvir um som no Caravela, ou ir até ao mercado provar o marisco fresco e comprar algumas peças de artesanato cabo-verdiano. 

Depois de verem estas fotos, devem estar a questionar-se: "Raios, porque porque é que eu não sei mergulhar?". Mas o #lobo dá uma ajudinha: Se visitarem estas ilhas, e quiserem experimentar, ou mesmo tirar o curso, nomeadamente o PADI Open Water, poderão contactar a Dive Tribe, e acreditem em mim: [não ganho comissão], mas posso dizer-vos que ficarão nas mãos dos melhores, que vos proporcionarão uma experiência incrível. 

Continuando o meu plano de viagem, os últimos três dias serão passados no paraíso [quase] virgem de Santo Antão. A ligação entre as ilhas é feita de ferry, e, segundo pesquisei, o melhor lugar para ficar será o Santantão Art ResortTenciono explorar a ilha, quer debaixo de água, quer ao nível das passagens verdes luxuriantes e dos percursos pedestres na montanha. Pelos meus cálculos, o custo da viagem ficará, com tudo incluído, em cerca de mil euros, mas tenho a certeza que será um dinheiro muito bem investido, já que este é um local único no planeta, que fica, somente, a três horas de avião de Lisboa. Mal posso esperar por começar a fazer a mala.    

Sem comentários :

Enviar um comentário