quarta-feira, 18 de junho de 2014

Living La Vida Saudável #1 – Sumos Detox


Correndo o Risco de ser repetitiva, esta história de ir para o ginásio, relembrou-me os princípios de quando levava uma vida saudável: dormir oito horas por dia, praticar exercício físico com regularidade, e fazer uma alimentação equilibrada. Quando comecei a tirar a Pós-Graduação em simultâneo com o Mestrado, sem abrandar o ritmo normal de trabalho, tive que fazer opções e abandonei estes hábitos. É claro que o corpo ressentiu-se: o colesterol subiu, a sensação de cansaço era constante, e emagreci demasiado, mas valeu a pena.

Agora, reunidas as condições para regressar à vida [mais ou menos] saudável, e, consequentemente, melhorar a condição física e a imagem, percebi que só o ginásio não chega. Assim sendo, optei por aderir à moda dos Sumos Detox já que são perfeitos, tal como o próprio nome indica, para desintoxicar o corpo. Além disso, e pelo que investiguei, os nutrientes dos alimentos são integralmente conservados, já que não são cozinhados. Para mim é uma solução perfeita, pois basta colocar tudo no liquidificador et voilà.

No entanto, convém salientar que devemos praticar uma alimentação saudável, sempre que possível acompanhada por um nutricionista, e não entrar em dietas loucas. Por outro lado, cada receita tem um objectivo específico e convém que os sumos sejam ingeridos em jejum, vinte minutos antes do pequeno-almoço, e não substituam refeições.  

E para não me acusarem de ser uma criatura pouco generosa, deixo-vos uma receita que já experimentei e que tem por objectivo combater a sensação de inchaço. 

PS - Como não consegui encontrar o amaranto, substituí por sementes de Chia. Se alguém souber onde se compra cá em Portugal, por favor, seja uma boa alma, e diga, pois esta semente é rica em fibras, tem fortes propriedades antioxidantes e ajuda a reduzir o colesterol e a atenuar o envelhecimento.

Ingredientes:
1 colher (sopa) de sumo de limão| 3 maracujás| 2 ramos de agrião| 2 folhas de hortelã| 1/2 copo de iogurte desnatado| 3 chávenas de água| 1 colher (sobremesa) de aveia| 1 colher (sobremesa) de amaranto

Preparação:
No liquidificador triture o sumo de limão com os maracujás. Coe num passador. Adicione o sumo aos outros ingredientes e triture bem até que fique homogêneo.   

Sem comentários :

Enviar um comentário