sábado, 27 de janeiro de 2018

Seis formas inteligentes de poupar no supermercado


Caros 5.75 leitores, o Dia de Reis já foi, as festas terminaram, eis chegado o momento de planear 2018, e de optimizar, da melhor forma, os recursos de que dispomos. Uma das grandes fatias do nosso orçamento familiar, é, indubitavelmente, gasta em comida. Como costumo dizer, em jeito de piada: "Jantar, sim, pois com certeza. Experimentei uma vez, gostei tanto, que decidi repetir todos os dias". Por isso, mesmo que, ao longo do ano, consigamos poupar 10% do que gastámos em relação a 2017, já é uma redução significativa.
Sempre a pensar no vosso bem, aqui ficam algumas dicas que, certamente, vão ajudar na hora de fazer as compras do supermercado:

1. Definir um Orçamento: Como em tudo nesta vida, é importante saber com o que podemos contar, daí, esta, ser uma medida fundamental para controlarmos as contas. Cá em casa, por exemplo, subtraímos o valor das despesas fixas ao montante que depositamos, todos os meses, na "conta do lar", e dividimos o restante pelas quatro semanas do mês. Caso não tenham ideia do valor a contemplar, mensalmente, gastamos, em supermercado, cerca de 300 euros, o que perfaz um total de €37 por pessoa, em cada semana.

2. Planear as refeições: É, reconhecidamente, um dos melhores métodos mais eficazes para poupar no supermercado, já que ajuda a prevenir gastos desnecessários. Cá em casa, fazemos um plano semanal, composto por doze refeições, e resulta na perfeição. 

3. Cortar na comida já confeccionada: Sei que, depois de um dia de trabalho, não há nada mais tentador do que passar na secção de "take way" do supermercado e comprar uma caixa de carne assada ou de bacalhau com natas para o jantar. Contudo, para além de menos saudável, custa, em média, três a quatro vezes mais do que a mesma refeição preparada em casa. Já imaginaram a poupança? 

4. Aproveitar as sobras (vulgo restos): Uma das coisas que mais me faz confusão nesta vida, é deitar comida para o lixo, simplesmente porque o frigorífico está atolado em restos, e ninguém quer repetir o mesmo menu. Felizmente, existem inúmeras formas de transformar as sobras em pratos maravilhosos, o que nos ajuda a poupar dinheiro e a prevenir o desperdício. Só vantagens. 




5. Descascar mais e desembalar menos: Leiam este tópico e vejam as vantagens que existem na compra de carne, legumes, e fruta fresca, ao invés de enlatados, e de refeições já preparadas. Poupam no bolso, na saúde e na balança. 




6. Organizar a dispensa e o frigorífico: Sem este tipo de organização, arriscam a comprar ingredientes que já têm, e a deixar que os ditos ultrapassem o prazo de validade. Daí que, uma dispensa, e um frigorífico, limpos e organizados, são essenciais na hora de poupar e evitar desperdícios


Experimentem estas dicas, e, depois, digam o quanto pouparam. .  

Fotos: Pixabay

Sem comentários :

Enviar um comentário