segunda-feira, 24 de abril de 2017

Maionese Caseira, tão fácil de preparar

(Foto: Wolf at The Door)
Para, grande parte, dos meus 5.75 leitores, existem dois grandes mistérios neste mundo: A idade da Lili Caneças, e como fazer maionese caseira. Em relação à primeira, o meu senso arqueológico não vai tão longe. Mas, quanto à segunda, tenho a dizer-vos que não há nada mais saboroso, e fácil, de preparar. Basta seguir, à risca, as instruções, que são muito simples, para obter aquele que é, na minha modesta opinião, o melhor molho da história da humanidade.

Ao contrário do que a maior parte de vós possa pensar, a sua origem é espanhola, e foi levada para França em meados do século XVIII. A partir de então, a maionese ficou famosa, e, a sua preparação, generalizou-se no mundo inteiro. Cá em casa adoramos. Com carne ou peixe, e apesar de não ser, propriamente, um alimento light, costumo confeccioná-la com alguma frequência, através de um método que a minha mãe me ensinou, quando era criança, e que nunca falha:

Ingredientes:
- 2 gemas de ovo, bem frias
- 1 Dl de óleo vegetal
- 2 Colheres de chá de mostarda Savora
- 1 Pitada de alho em pó
- 1 Pitada de Sal
- 2 Colheres de chá de sumo de limão

Preparação:
Numa taça côncava, de pequenas dimensões, coloque as gemas de ovo, e envolva, com a batedeira, durante alguns segundos. Sem parar de mexer, adicione o óleo em fio, muito lentamente, com muita atenção para não ficar demasiado líquida. Quando emulsionar, ou seja, assim que as gemas comecem a ficar espessas, aumente a velocidade da batedeira, por alguns segundos. Pare de bater e tempere com os restantes ingredientes. Bata mais um pouco, e sirva bem fria. A partir desta base, pode preparar inúmeros molhos, tais como maionese de alho ou molho cocktail. Bom apetite.  

Dica do #lobo: Experimente esta maravilhosa receita de batatas argentinas, com maionese caseira. São um acompanhamento delicioso. Palavra de #lobo.  


(Foto: Wolf at The Door)

1 comentário :

  1. Lobo, maionese caseira é muitoooo melhor que a de compra, sem dúvida.
    Parece deliciosa. Eu sou grande apreciadora.
    A que costumo fazer só leva um ovo e divido o óleo com azeite porque gosto mais de sabor de azeite virgem extra, é ligeiramente diferente mas deliciosa como a tua.

    http://paopaoqueijoqueijo.com/receita-de-maionese-caseira/

    Parabéns pelas Boas Receitas...

    ResponderEliminar