sábado, 18 de junho de 2016

Raia frita à moda de Sesimbra com maionese de alho

(Foto: Wolf at The Door)
De todas as receitas que fui apreendendo ao longo da vida, as que me foram ensinadas pela minha avó são, sem sombra de dúvida, aquelas que nunca me saíram da cabeça, [nem do coração]. 
Por isso, quando surgiu a oportunidade de cozinhar raia frita para um grupo de amigos, não hesitei em fazê-lo "à moda de Sesimbra", tal como aprendi quando era criança. Apesar de ser muito simples de preparar, é necessário cumprir, à risca, duas regras de ouro: o peixe deve ser super fresco, e de excelente qualidade, e só se pode usar farinha no processo de fritura. Desta forma, a raia fica crocante e estaladiça na medida certa. Apesar de ter como contra-indicação o cheiro que fica na cozinha, este é, sem dúvida, um dos mais deliciosos, e tradicionais, pratos da gastronomia sesimbrense. Se nunca experimentaram façam-no porque vão adorar. Palavra de #lobo.

PS - Usem pescado capturado com recurso a métodos de pesca sustentáveis, como este, proveniente do Cabaz do Peixe

Ingredientes (para 4 pessoas):
- 1 Raia com cerca de 1,200 Kg
- 200 Gr de farinha de trigo
- Sal Q. B.
- Alhos laminados Q. B.
- 4 Limões
- Maionese caseira Q. B.
- Coentros picados Q. B.
- Óleo para fritar
- Sal Q. B.
- 1 Folha de louro
- Alho em pó Q. B.
- Pimenta preta moída na hora

Preparação:
Corte a raia, já arranjada, em pedaços, e deixe-a marinar, durante quatro horas, em alho, limão, sal, pimenta e louro. Seque-a com papel do cozinha, passe-a por farinha, de forma a que os pedaços fiquem bem cobertos, e frite em óleo bem quente. Acompanhe com a maionese misturada com alho picado, alho em pó e coentros. Sirva regada com sumo de limão, e bom apetite. 

Dica do #lobo: Para acompanhamento, escolha açorda de ovas, e desfrutará de um verdadeiro manjar dos deuses. 


(Fotos: Wolf at The Door)

Sem comentários :

Enviar um comentário