domingo, 17 de abril de 2016

Ovos moles à moda de Ílhavo

(Foto: Wolf at The Door)

A minha avó materna era de Ílhavo. Por isso, grande parte da infância foi marcada pelas histórias, pelas imagens e pelos sabores da "outra terra". Rojões, folares, broas e doces "à moda do Norte", eram comuns em casa dos meus avós. A escolha era vasta, mas a minha iguaria preferida são, [e sempre foram], os "Ovos Moles".
Caseiros ou de compra, sou totalmente viciada. No entanto, não existem nenhuns como os que a minha avó cozinhava, e cuja receita me ficou até hoje. Daí a designação: "À moda de Ílhavo". Ao contrário do que a maior parte dos comuns mortais imagina, não é necessário ser-se o Cristiano Reinaldo dos tachos para se preparar uma calda de açúcar sem que os ovos "coalhem". Basta ter alguma sensibilidade na hora de adicionar as gemas. Ora vejam:


Ingredientes: 
- 8 Gemas
- 10 colheres de sopa de açúcar
- 7 colheres de água 

Preparação:
Num tachinho ferva a agua com o açúcar, durante quatro minutos, mexendo sempre, até obter uma espécie de "ponto de pérola".  Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e adicione as gemas previamente batidas, em rápidos movimentos circulares. Leve novamente ao lume, durante três minutos, mexendo sempre até ganhar consistência. Bom apetite.

Dica do #lobo: Adicione canela e sirva como recheio de croissants, ou utilize como cobertura de bolos. É divinal. 

(Fotos: Wolf at The Door)

1 comentário :