quinta-feira, 14 de abril de 2016

Cozinhar polvo macio


Dizem-me algumas das minhas amigas que cozer polvo é uma verdadeira dor de cabeça porque, na maior parte das vezes, fica rijo e a receita sai furada. Felizmente, nunca me aconteceu, porque aprendi, com a minha avó, a melhor cozinheira do mundo, a preparar um polvo perfeito, cujos truques partilho, agora, com vocês.
Então é assim, meus 5.75 leitores: Antes de mais, o polvo tem que estar congelado. Até podem compra-lo fresco, mas convém ficar no congelador, pelo menos, durante vinte e quatro horas, para as fibras partirem. Depois, cozam-no, durante vinte minutos, na panela de pressão com uma cebola cortada ao meio, um pouco de sal, e louro. Como sou gourmet adiciono vinho tinto e um cravinho. Vão ver que a pele sai facilmente, e que é uma bela base para um arroz, um tártaro ou uma salada. Bom apetite. 
 (Tártaro de Polvo. Foto: Wolf at The Door)

Imagem: Azélia

2 comentários :

  1. SAL NO POLVO??????? NUNCA VI NA VIDA..................................................

    ResponderEliminar
  2. Há outro método: cozer muito lentamente, depois da primeira fervura, numa panela normal. Dependendo do tamanho deve cozer entre 1 hora e 1 hora e meia. Nunca espetar o garfo para testar.

    ResponderEliminar