terça-feira, 22 de março de 2016

Uma passeio em família: Reserva Natural do Paul de Boquilobo, Golegã

(Foto: Wolf at The Door)

Agora que nos estamos a aproximar das mini férias da Páscoa, há que passar algum tempo de qualidade com a família, por isso, meus 5.75 leitores, venho deixar-vos uma sugestão, aqui bem pertinho de Lisboa, de um local onde estive recentemente e adorei: A Reserva Natural do Paul de Boquilobo.
Localizada no coração da lezíria Ribatejana, nos Concelhos da Golegã e de Torres Novas, foi classificada, em 1981, como “Reserva da Biosfera”, a chancela mais importante da UNESCO, logo a seguir à de “Património Mundial”. A riqueza dos seus ecossistemas, transforma a visita numa experiência única, já que, para além da flora e da vida aquática, este é o local ideal para a observação de aves, nomeadamente de garças, águias, cegonhas, patos, estorninhos, entre outras dezenas de espécies. 


Por ser uma área protegida, e que, recentemente, foi alargada, tem algumas restrições, pelo que a melhor forma de a visitar é através do percurso pedestre: “Nos trilhos do Paul”. De acesso fácil, possui uma extensão de 3,5 Km, e dura, aproximadamente, duas horas e meia. É aconselhado que o visitante leve binóculos, para melhor observar as aves e, se tiver muita, muita sorte, é possível avistar lontras e gamos [espécie de veado]. 


Calçado confortável e vestuário com cores discretas [para não importunar os animaiznhos], são, também, aconselhados. E, já que está no Ribatejo, aproveite e prove a magnifica gastronomia da região. Não conheço muitos restaurantes na região, mas recentemente, almocei no Barrigas, e adorei. 


Experimentem, e, se tiverem essa possibilidade, fiquem numa das Herdades que disponibilizam alojamento de Turismo Rural. Vão ver que é um tempo muito bem passado.

(Fotos: Wolf at The Door)

Sem comentários :

Enviar um comentário