sábado, 27 de fevereiro de 2016

Salada de tártaro de salmão com rúcula, cebolinho e maionese caseira


Chegou o fim de semana, e, as bonitas previsões de chuva, convidam a ficar em casa, a ver filmes e a comer bolinhos. Nestes momentos gosto, também, de investir tempo a cozinhar e a testar novas receitas. Recentemente, adaptei, [inventei], esta receita de tártaro de salmão com cebolinho e maionese caseira. A preparação em si é relativamente rápida, só que o seu sucesso implica necessariamente que o peixe fique a marinar de véspera.
Além de leve é extramente deliciosa e sofisticamente, perfeita para um jantar a dois [já sei que estou na fase mais romântica de sempre, mas é mais forte do que eu]. Então se acompanhada por um bom vinho verde, correm mesmo o risco de ganhar o anel, minhas 5.75 leitoras. Experimentem, e, depois, digam-me o que acharam.

Ingredientes (para duas pessoas):
- 500 Gramas de lombo de salmão
- 1 Lima (sumo)
- 50 Gramas de Croutons (costumo comprar no Aldi)
- 1 Pacote de Rúcula Selvagem
- 2 Gemas de ovo
- Alcaparras
- 1 Molho de cebolinho fresco
- 1 Chalota
- Pimenta preta moída na hora, Q. B.
- Óleo de girassol Q. B.
- Sal Q. B.
- Azeite Balsâmico Q. B.
- Azeite Q. B.
- Mostarda Savora Q. B.
- Sumo de limão Q. B.
- Alho em pó Q. B. 

Preparação:
Pique finamente o salmão e adicione um fio de azeite, o vinagre balsâmico, o sumo de lima, um pouco de sal e pimenta, e deixe marinar por cerca de doze horas. Quando estiver pronto, prepare a maionese. Eu faço-o de uma forma muito simples: bato as gemas com a batedeira no mínimo, vou deitando um fio de óleo, e aumentando, progressivamente, a velocidade até emulsionar. Depois tempero com um pouco de mostarda, sumo de limão, sal, pimenta e alho em pó. Numa tigela, coloque o slmão, bem escorrido, no fundo. Junte a Rúcula, temperada com sal e azeite. Adicione a maionese, os croutons, as alcaparres e finalize com o cebolinho. Bom Apetite 

Sem comentários :

Enviar um comentário