sexta-feira, 7 de novembro de 2014

À porta do veterinário…

… ouvem-se coisas bizarríssimas. Hoje levei o meu Gugu à última consulta de rotina do pós-operatório. E, só para que conste, está completamente recuperado e já engordou quase um 1kg. Enquanto esperava pela minha vez, não pude deixar de ouvir a conversa de um casal, cuja cadelinha, de porte mini, tinha sido atropelada por um carro. A pobre tinha a bacia partida, e a discussão girava em torno da conta do veterinário e da suposta culpa do condutor. O dono estava indignado. Dizia que não valia a pena operar o pobre bicho porque o animal “não tinha arranjo”, e que a culpa era do condutor. “Minha é que não é”, esbracejava. Enquanto isso, a esposa tentou explicar-lhe, por A+B, que não era bem assim porque a cachorra era tão pequena que era difícil vê-la através do retrovisor. Que o melhor era deixa-la internada. “Pode ser que se salve”. Mas o homem não se calava, e queria ir pedir contas ao condutor. Contei até dez. Contei até cem. Contei até mil. Esgotei as vidas do “Candy Crush”, e o raio do homem não se calava. Felizmente chegou a minha vez. Ou ia ter que me levantar e explicar ao cavalheiro que, além de extremamente perigoso, é ilegal deixar animais sozinhos na via pública. E que, se se continuasse a armar em parvo, ainda corria o risco de ganhar o bónus de levar com uma queixazinha na GNR e de ser acusado por maus tratos a animais e/ou negligencia. Isto, se tivesse sorte, porque ainda lhe podiam obrigar a pagar os eventuais danos sofridos pelo carro.

Este bonito diálogo não me sai da cabeça. Realmente, ele há gente muito atrasada. Como é que em pleno XXI ainda se coloca em risco a vida dos animais de estimação e de quem anda na estrada? Isto sem consciência de que é errado, ilegal e que, obviamente, os donos podem, e devem, responder legalmente por isso. A lei mudou, mas as mentalidades não. Que tristeza. 

1 comentário :

  1. Poxa, eu vejo isso muito aqui. Eu moro de frente para uma BR e toda semana tem um animal sendo atropelado por aqui, é muito muito triste. Outro dia queriam matar uma cachorrinha porque ela estava na estrada, a moto bateu nela e o cara caiu, se minha irmã não tivesse chegado na hora, nem sei o que podia acontecer, sendo que não é culpa da cachorrinha não ter comida e ir atrás disso. Um dia desses eu estava voltando da escola, tinha um cachorro de uns 6 meses andando no ACOSTAMENTO, daí o cara que estava com o carro na BR, passou para o acostamento só para bater o carro no cachorro, acredita??? Depois ele voltou para pista!! Pura maldade, acho que nunca xinguei tanto alguém na vida. O povo acha que sou maluca por ficar gastando meu tempo e dinheiro com cachorros de rua, mas eu nem ligo, eles merecem muito mais do que eu faço.
    Tudo de bom para o seu Gugu!! Beijos,
    nostalgemeas.blogspot.com

    ResponderEliminar