domingo, 16 de abril de 2017

Amêijoas ao bulhão pato


Peço desculpa por responder, com algum atraso, ao email da leitora Anabela Godinho de Faro, que me colocou algumas questões sobre quais os melhores petiscos para preparar nos dias de calor. Cara leitora, na etiqueta Receitas, tem inúmeras opções. No entanto, fique atenta ao blog, porque, nos próximos dias, irei postar algumas receitas de entradas e outras iguarias, leves e deliciosas, ideais para petiscar no Verão que se aproxima.
Uma das minhas opções preferidas, são as amêijoas ao bulhão pato. Muito saborosas, e fáceis de preparar, são perfeitas para uma refeição mais ligeira. Pessoalmente, gosto de acompanhar com torradinhas, a babar manteiga, e um bom vinho verde. Ficam divinas. Até os anjos celestiais batem palmas. Aqui, em Sesimbra, é um petisco que existe em praticamente todos os restaurantes, mas, sempre que posso, prefiro preparar em casa, e saboreá-las, tranquilamente, na minha varanda, que tem uma magnífica vista sobre o mar. Espero ter ajudado, cara leitora. Quanto a vocês, meus 5.75 amados, espero que tenham gostado da sugestão. Experimentem, porque vão amar. Palavra de #lobo. 

Ingredientes (para quatro pessoas):
- 1 Kg de Amêijoas frescas, de boa qualidade 
- 2 Limões
- Azeite Q. B.
- Manteiga “Vaqueiro Liquida”
- 1 Molho de coentros
- Alho fresco Q. B.
- Alho em pó
- Sal Q. B.
- Pimenta preta moída na hora, Q. B.

Preparação:
Numa caçarola, coloque o azeite, a manteiga, os dentes de alho, bem picados, e os talos dos coentros. Logo que o alho fique transparente, adicione as amêijoas, que devem repousar, por algumas horas, em água com um pouco de sal para libertar a areia, e deixe-as cozinhar em lume brando. Quando o molho estiver bem apurado, adicione um pouco mais de coentros, azeite e manteiga. Deixe cozinhar por uns minutos, apague o lume, e adicione coentros frescos picados, alho em pó, o sumo dos limões, e sirva de imediato.


Dica do #lobo: Acompanhe com pão caseiro da Azóia  torrado e um bom vinho branco fresquinho. 

Sem comentários :

Enviar um comentário