quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Cuscuz à marroquina com molho tzatziki

(Foto: Wolf at The Door)
Como os meus caros 5.75 leitores sabem, cozinhar e viajar são duas das minhas grandes paixões, por isso, sempre que posso, junto o útil ao agradável, e ponho em prática os conhecimentos culinários que vou adquirindo em outros lugares. Há dois anos, quando fizemos a nossa mega tour por Marrocos, comprei uma série de especiarias, nomeadamente para usar no cuscuz, prato que adoramos e que preparo, muitas vezes, como acompanhamento.
Na noite da passagem de ano, organizámos um jantar de réveillon para alguns dos nossos amigos, e fiquei, como seria expectável, encarregue do menu. Assim, e porque gosto de surpreender, [nem sempre pelos melhores motivos, LOL], optei por receitas diferentes, nomeadamente por este delicioso cuscuz coberto com tzatziki, o célebre molho grego, feito à base de iogurte, hortelã e pepino, que tanto pode ser adquirido no Aldi, por, aproximadamente, €1, 50. Se querem brilhar na cozinha com sabores do mundo, não deixem de experimentar este delicioso acompanhamento, muito simples de preparar. Vão ficar maravilhados, meus 5.75 leitores. Palavra de #lobo.

Ingredientes (para quatro pessoas)
- 240 Gr de Cuscuz (costumo comprar no Aldi)
- 400 Gr de legumes para saltear
- 240 Ml de água
- Azeite Virgem Q. B.
- 2 Chalotas
- 4 Dentes de alho
- Hortelã fresca Q. B.
- Açafrão Q. B.
- Erva-doce em grão Q. B.
- Cominhos Q. B.
- Picante em pó Q. B.
- 4 Folhas de Caril
- Sal Q. B.
- 1 Molho de coentros frescos
- 1 Boião de Tzatziki (comprei no Aldi)
- 2 Caldos Knorr de galinha
- Cebolinho fresco picado Q. B.
- Alho em pó Q. B.

Preparação:
Numa caçarola, refogue o azeite com o alho, os coentros, e as chalotas, bem picadinhas. Logo que comecem a ficar transparentes adicione os legumes e as folhas de caril, baixe o lume e deixe cozinhar durante vinte minutos. Adicione o cuscuz e tempere com as especiarias, o sal e o alho em pó. Em seguida, junte a água a ferver, com os caldos Knorr dissolvidos. Apague o lume, tape, e deixe repousar durante dez minutos. Com um garfo mexa bem, para que fique soltinho. Sirva de imediato, e cubra com o molho tzatziki, a hortelã picada e o cebolinho. Bom apetite.  

1 comentário :