sexta-feira, 15 de abril de 2016

To Bimby or not to Bimby?


Em conversa com um grupo de amigos, que também adoram cozinhar, veio à baila o tema "Bimby", o robot de cozinha mais potente e eficaz do mercado, tido como o “suprassumo da batata frita”, [sobretudo por aqueles a quem o Senhor não deu grandes dotes culinários].
Uns eram a favor de gastar mil euros na dita, porque “além de prática, poupa um monte de loiça suja”. Outros advogavam que não era mais do que gastar dinheiro à toa já que, do que gostavam mesmo, era de estar à frente dos tachos, e o robot “tirava metade da piada à coisa”. Pessoalmente, não consigo formar uma opinião, já que, em casa dos meus pais, há anos que existe a Bimby e consigo reconhecer as suas qualidades. Em primeiro lugar, possui um motor super-potente e tritura alimentos como nenhum outro. O creme de ervilhas fica impecável, o leite-creme perfeito, e as claras em castelo prontas em segundos. Até a maionese sai um espanto. De facto, economiza um monte de loiça e cozinha tudo muito mais rapidamente do que no fogão. Por outro lado, desengane-se quem pensa que, lá por ter a Bimby, não tem que descascar, fritar, ou tirar espinhas do bacalhau. Até que inventem o “robot de cozinha humano”, vão ter que continuar a “vergar a mola”. Para além do mais, caso sejam um terror culinário, o robot é bom, mas não é a Sr.ª de Fátima. Portanto, não faz milagres, o que quer dizer que, se não tiverem “mão para o tempero”, os vosso cozinhados vão continuar péssimos. Agora, para quem gosta de cozinhar, e tem queda para a coisa, dá imenso jeito para agilizar as pequenas tarefas, como bater claras em castelo, fazer molho béchamel ou, até mesmo, compotas. Aliás, em grande parte dos programas culinários da TV, há uma Bimby (ou várias) nas bancadas dos grandes Chefs. Por agora, e como o dinheiro não é problema, porque uma coisa que não existe, não pode ser um problema, nem sequer penso nisso. Mas quem puder, recomendo, porque permite poupar tempo e dinheiro, e dá uma ajuda imprescindível a quem quer brilhar mas não sabe cozinhar. E, quanto a vocês, meus 5.75 leitores. Qual a vossa opinião sobre a Bimby?

Foto: Vorwerk

1 comentário :

  1. Olá, eu sou o leitor 0,25.
    "Qualquer" robot de cozinha faz as mesmas funções que a dita. Contudo, a grande diferença será eventualmente no tempo que cada um precisa para executar a tarefa. Razão pela qual com pouco dinheiro fazemos a festa.
    Quanto à questão do tempo, bem, poderemos estar de acordo para as tarefas que implicam mexer enquanto cozinha ( leite creme, molhos, etc ) mas por exemplo para confeccionar uma sopa, tendo em conta a temperatura máxima dos robots consegue-se fazer muito mais rápidamente no fogão, para não falar na quantidade.
    Claro que, para os menos aptos para a cozinha, as funções modernas da cozinha assistida, como temos na Supercook, Bimby TM5, Moulinex cici, é interessante. Rápidamente nos tornamos chefs.
    E claro, com estas modernices de ligação wifi como na Bimby e penso que também na Supercook, estamos a falar de "stat of the art" nestas andanças.
    Se faz falta? eh... Se dá jeito? sim.
    Milagres ainda não fazem... é preciso bulir... ou melhor "vergar a mola!".
    Boa semana!

    ResponderEliminar