quarta-feira, 29 de março de 2017

Slow Food: Lombo de porco em vinho tinto, com castanhas e alecrim

Foto: Wolf at The Door)

Caros 5.75 leitores, infelizmente as exigências do dia-a-dia, não nos permitem cozinhar com o tempo, e a dedicação, com que as nossas avós o faziam. O trabalho, a lida da casa, e os filhos, consomem a maior parte da disponibilidade diária do comum dos mortais, pelo que, quando chegamos a casa, tudo o que queremos é preparar algo rápido e falecer no sofá.
Comigo, e apesar de, ainda não ter crianças, acontece o mesmo. No entanto, sempre que tenho um tempinho disponível, nomeadamente ao fim de semana, não resisto em testar receitas de slow food, que é como quem diz: Comida que demora horas a preparar, para que os sabores fiquem bem apurados. Um desses exemplos, é este delicioso lombo de porco marinado em vinho tinto, que cozinhei para um jantar de amigos. Apesar de demorar, aproximadamente, doze horas a preparar, o resultado é fenomenal, pelo justifica o esforço. Se quiserem impressionar com um prato delicioso e diferente, esta é a opção certa, meus 5.75 leitores. E tão super simples de preparar. Palavra de #lobo.

Ingredientes (para quatro pessoas):
- 1 lombo de porco, sem gordura, com 1,200 Kg
- ½ Litro de vinho tinto, de boa qualidade
- 3 Cebolas brancas
- Sal Q. B.
- Alho em pó, Q. B.
- 5 Dentes de alho
- Picante, Q. B.
Massa de Pimentão
- Alecrim, Q. B.
- 3 Folhas de louro
- 200 Gr de Castanha congelada
- Azeite Q. B.

Preparação:
Corte as cebolas, e disponha-as no fundo de um tabuleiro, regadas com o azeite. Golpeie o lombo, e barre-o com a massa do pimentão. Disponha sobre as cebolas, e adicione os restantes ingredientes. Cubra com uma folha de alumínio, deixando marinar de um dia para o outro. Asse, lentamente, em forno brando, durante, pelo menos, duas horas. Vigie, e vá regando com o molho. Quando estiver pronto, corte em fatias fininhas, e sirva de imediato. Bom apetite.  

Dica do #lobo: Acompanhe com batatas salteadas com louro e alecrim. Fica divinal. 

Foto: Wolf at The Door)

Sem comentários :

Enviar um comentário