quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Açorda de Camarão à moda do #lobo

(Foto: Wolf at The Door)

Desde criança que sou mega fã de açordas. Um das melhores memórias culinárias da minha infância, é o peixe frito que a minha avó cozinhava, acompanhado pela bela da açorda frita em azeite e alho. Que delícia. Uma vez que o Natal é, também, uma época de nostalgia e de recordações, num dos jantares com o meu irmão, que vive em Londres, mas veio “à terra” por estes dias, optei por fazer uma surpresa e preparar uma açorda de camarão.
Pelo caminho, reaproveitei a tonelada de pão caseiro que só estava a ocupar espaço no congelador. Imodéstia à parte, ficou absolutamente deliciosa, meus 5.75 leitores, mas devo avisar-vos que a minha receita é ligeiramente diferente das restantes, uma vez que a açorda fica mais cremosa que o normal. Apenas tem um pequeno inconveniente: Demora, aproximadamente, uma hora a preparar. Mas o resultado vale o esforço, com a vantagem de ser muito simples de confeccionar. Se gostam de açorda de camarão, experimentem porque vão adorar o resultado. Palavra de #lobo.

Ingredientes (Para quatro pessoas):
- 800 Gr de pão caseiro duro (pode ser congelado)
- 1 Molho de Coentros frescos
- 2 Caldos Knorr de marisco
- Azeite Virgem Q. B.
- 4 Gemas de ovo
- 10 Dentes de Alho
- 1 Cebola Média
- 2 Folhas de Louro
- 500 Gr de camarão com casca (de mar)
- Sal Q. B.
- Alho em pó Q. B.

Preparação:

Coza os camarões com água e sal, descasque e demolhe o pão com o caldo. Numa caçarola larga, refogue o azeite, o louro, os talos dos coentros, o alho e a cebola, e, quando esta começar a ficar transparente, adicione os camarões. Deixe cozinhar, durante dez minutos, e adicione o pão e o caldo. Baixe o lume e vá mexendo para não pegar. Dissolva os caldos Knorr num litro de água quente, junte coentros picados e vá acrescentado ao pão. Repita este processo ao longo de, aproximadamente, cinquenta minutos. Assim que o pão estiver totalmente desfeito, tipo papa, apague o lume. Cubra com alho em pó, coentros picados, e um frio de azeite. Sirva facultando, num pratinho à parte, uma gema para cada convidado. Bom apetite. 

(Foto: Wolf at The Door)

Sem comentários :

Enviar um comentário