segunda-feira, 23 de maio de 2016

Acelerar a fermentação da massa: Truque


Não sei quanto a vocês, meus 5.75 leitores, mas eu adoro preparar pão em casa. Ainda não tive oportunidade de partilhar as minhas receitas convosco, porque o tempo não chega para tudo, mas acreditem que esta opção é [muito] mais saudável e versátil do que o de compra.
Assim, e porque o período de fermentação é essencial para o sucesso da receita, costumo usar um truque que ajuda a acelerá-lo: coloco a massa num recipiente coberto com película aderente e aqueço no micro-ondas, em temperatura média, durante três minutos. Em seguida, deixo-a descansar por quinze minutos, e levo-a, novamente, ao micro-ondas pelo mesmo período, após o qual repousa mais dez, e fica pronta a moldar. É claro que este "truque" deve ser adequado à complexidade da receita, mas, regra geral, resulta muito bem e pode ser aplicado a bolos ou empadas. Já utilizei inúmeras vezes e recomendo. Vão ficar surpreendidos com o resultado. Palavra de #lobo. 

2 comentários :

  1. oi, que película aderente é essa? é filme de pvc?

    ResponderEliminar
  2. Sendo a levedura um ser vivo tem varias fazes da vida como todos os seres vivos para que que complete o ciculo de vida e a levedação seja normal tem de ter pelo menos oito horas,mas o idial seria vinte e quatro horas em temperatura contrulada .Nada de pressa se quer ter pão bom,a quantidade de fermento( não quimico claro)não é relevante o importante será o tempo .

    ResponderEliminar