quarta-feira, 27 de abril de 2016

Empadas de frango à moda do #lobo

(Foto: Wolf at The Door)
Apesar de estoirarem qualquer dieta, adoro salgados. Rissóis, croquetes, empadas, no que toca a encher as veias de colesterol, não sou muito esquisita. Apesar de existirem, já congelados, à venda no supermercado, e por preços acessíveis, prefiro cozinha-los em casa.


Desta forma, controlo a qualidade dos alimentos e, imodéstia à parte, ficam deliciosos. Num dos jantares da semana passada, decidi surpreender a minha cara-metade com os meus espectaculares dotes culinários, e cozinhei estas deliciosas empadinhas de frango. Apesar de ser possível adquirir a massa já feita, optei por preparar tudo “à moda antiga”, e só vos posso dizer que desapareceram em minutos. Demoram cerca de uma hora a confeccionar,  mas não se assustem: são super acessíveis, e fazem com que qualquer um brilhe num jantar entre amigos. Ora vejam:

Ingredientes:
Massa
- 300g de farinha
- 30g de manteiga
- 40 ml de azeite
- 100 ml de água
- 1 Ovo
- Sal Q. B. 

Recheio
- ½ Frango
- 1 Nabo
- 1 Cenoura
- 1 Alho francês
- 1 Cebola grande
- 200 ml de molho béchamel (uso da marca Parmalat)
- 1 Molho de coentros
- 1 Chouriço de porco preto
- Azeite Q. B.
- 4 Dentes de alho
- 1 Cebola roxa
- Noz-moscada Q. B.
- Alho em pó Q. B.
- Pimenta preta Q. B.
- 1 Gema de ovo


Preparação:
Massa
Numa taça, adicione a farinha, o azeite, a manteiga, o sal, e envolva com uma colher de pau. Junte o ovo e bata mais um pouco. Quando estiver com um aspecto homogéneo, forma uma bola e envolve-a com farinha. Estenda a massa e forre forminhas próprias para empadas. Costumo usar de silicone porque são muito mais práticas, e não é necessário untar.

Recheio:
Numa panela de pressão, coza o frango com o chouriço, o nabo, o alho francês, a cebola e cenoura. Desfie, corte o chouriço em rodelas e reserve os legumes. Numa caçarola, refogue o alho, a cebola roxa e os talos dos coentros em azeite. Adicione o frango e o molho béchamel, e mexa até ficar cremoso. Tempere com a pimenta, a noz-moscada, o sal e o alho em pó e envolva coentros frescos bem picadinhos. Recheie as empadas, adicionando uma rodela de chouriço em cada uma. Quando terminar, pincele com a gema de ovo e leve a cozer, em forno médio, durante trinta minutos.

Dica do #lobo: Recheie uma ou duas empadas com os legumes que sobraram da cozedura do frango e um pouco de molho béchamel. Fica delicioso. 
(Foto: Wolf at The Door)

Sem comentários :

Publicar um comentário