quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Dormir no Sahara: Uma experiência mágica e inesquecível

(Foto: Wolf at The Door)

Apenas sabe disto quem me segue no Instagram, mas, no passado mês de Dezembro, passei duas maravilhosas semanas em Marrocos. Após uma curta estadia em Marraquexe no ano de 2014, fiquei com vontade de descobrir este país que considero absolutamente fascinante. Como tínhamos tempo, optamos por aceitar a sugestão do Lonely Planet e fazer o “best off” de Marrocos em quinze dias, [mas este será o tema de um próximo post]. Apenas vos posso dizer que, ao fazermos o plano da viagem, não pudemos deixar de concretizar um sonho antigo: dormir no deserto do Sahara.
Como sabíamos que, marcar por nós, era caro, decidimos, antecipadamente, contratar uma agência marroquina, a Marocco In Tour, que apresentava excelentes reviews no Tripadvisor. E posso-vos dizer que foi a experiência mais mágica de toda a minha vida. Após uma viagem de uma hora e meia na garoupa de um camelo, chegámos, finalmente, a um campo do Sahara em Erg Chebbi, junto à fronteira com a Argélia, o qual estava reservado só para nós. 
( O Campo do Sahara. Foto: WATD)

À nossa frente erguiam-se as famosas dunas de Merzouga, as maiores do Norte de Africa, emolduradas pelo exuberante pôr-do-sol africano. O guia berbere, o incansável Mohamed, tratou-nos como reis. Após um jantar saído das “mil e uma noites”, a nossa respiração foi roubada por um céu estrelado como nunca tinha visto. Contrariamente aos meus receios, a tenda onde dormimos era confortável e relativamente quente, já que as noites do Sahara em Dezembro são muito frias. É inacreditável como o deserto é o sítio mais silencioso do planeta. Não se ouviu um único ruído. Foi a primeira vez que estive num sítio assim. O amanhecer acontece cedo. Às seis da matina já estávamos de pé para assistir a um mágico e inigualável nascer do sol no deserto. De cortar a respiração. Dos melhores [e mais românticos] momentos que já vivi. Apesar de não ser especialmente barata (a noite custa 65 euros, por pessoa, sem transporte até Merzouga. Com transporte fica em cerca de 200, por duas noites e três dias), é uma experiência que toda a gente deve ter, pelo menos, uma vez. Nós estamos cheios de vontade de voltar. Até já Djalma Merzouga, nome dado à maior duna do Norte de África. Mas vejam as fotos, que valem por [mais de] mil palavras. 
 (Fotos: Wolf at The Door)

3 comentários :

  1. Deve ser uma experiência realmente incrível!

    ResponderEliminar
  2. Lindas fotos lobo. amei. Também quero ir a Marrocos. Bela-

    ResponderEliminar
  3. QUe linda, que sonho de viagem. Adorei as fotos. Rita

    ResponderEliminar