quinta-feira, 5 de março de 2015

Leite: O veneno vendido em pacote


Diz-nos a Revista Visão desta semana que a intolerância à lactose atinge 70% da população do Sul da Europa e que o leite pode ser a causa do aumento da incidência de alguns tipos de cancro. Por isso vos pergunto, 5.75 leitores. É um remédio ou um veneno? Desde que comecei a levar o ginásio a sério, a alimentação tornou-se num foco essencial da minha atenção, já que é impossível obter bons resultados sem um plano alimentar adequado. Toda a gente que faz musculação sabe que a ingestão de proteína é essencial para ganhar massa magra e o leite é uma excelente fonte. Quando fui à consulta com o nutricionista, e porque já tinha ouvido N gente, desde o meu irmão à minha melhor amiga, a fazer campanha contra este "veneno", a primeira coisa que perguntei foi: "Doutor, o leite faz assim tanto mal à saúde? Faz. Por favor, não beba". E foi assim que, após mais de trinta anos de uma relação sólida, deixei a bebida que mais marcou a minha infância. De facto, após uma breve pesquisa no google, encontramos milhões de motivos para fazer esta opção: existem proteínas no leite que podem despoletar doenças autoimunes, bem como acne; está associado à incidência de diabetes, à intolerância à lactose e ao aparecimento de alguns tipo de cancro. Já sei o que estão a pensar: Então e o cálcio??? Existem alimentos de origem vegetal, como os brócolos e a couve, que têm uma elevada taxa de absorção de cálcio, até maior que  os lácteos, por isso toca a comer verdes. Outra boa opção são os iogurtes magros e o queijo fresco.  Assim sendo, meus 5.75, a opção está tomada: leite jamés. Não sei quanto a vós, mas eu quero morrer loira e velha, por isso vou ficar bem longe deste veneno. 

Sem comentários :

Enviar um comentário