quarta-feira, 17 de maio de 2017

Tarte de Amêndoa

(Foto: Wolf at The Door)
A tarte de amêndoa é, assim, um daqueles clássicos da nossa infância. Quantas vezes, entrei em casa da minha tia P., com o cheiro deste delicioso bolinho a "ecoar" pela sala. Uma verdadeira delícia. Assim, sempre que posso, e porque "recordar é viver", não resisto em cozinhar receitas "desses tempos". 
Num destes dias, e porque estava com tempo, e "vagar", surpreendi a minha família, [ou tentei], com esta maravilhosa tarte. Muito simples de preparar, é um verdadeiro sucesso culinário. até porque, desta vez, consegui que a amêndoa ficasse tostadinha na medida certa. Se nunca experimentaram, atrevam-se, até porque, se não sair bem à primeira, há-de sair bem à 4545454. Brincadeirinha. É mais fácil de preparar do que parece, ora leiam: 

Ingredientes

Massa:
- 100 Gr de Açúcar
- 100 Gr de Farinha
- 90 Gr de  Manteiga
- 1 Ovo

Recheio:

- 100 Gr de Açúcar Amarelo
- 100 Gr de  Manteiga
- 150 Gr de Amêndoa Laminada
- 6 Colheres de sopa de leite

Preparação:

Comece pela massa: Bata a manteiga com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado. Envolva, suavemente, a farinha, e coza, numa tarteira, em forno pré-aquecido a 180ºC, durante cinco minutos, ou seja, até ficar dourada e mal cozida. Em seguida, prepare o recheio: Num tacho, adicione todos os ingredientes, e deixe cozinhar, em lume médio, mexendo, sempre, para não pegar. Quando a amêndoa começar a ficar dourada, deite por cima da base, espalhando uniformemente. Coza, no forno, durante mais dez minutos, até ficar bem douradinha. Bom apetite. 

2 comentários :