terça-feira, 25 de abril de 2017

Cascas de Laranja Cristalizadas

(Foto: Wolf at The Door)
Adoro fruta cristalizada. Abóbora, cerejas, figos, ananás, confesso que, no que toca a esta deliciosa "guloseima", não sou nada esquisita. Aliás, quem não se lembra, das antigas mercearias que vendiam, ao quilo, frutas cristalizadas de forma artesanal? A minha mãe e a minha avó, compravam-me sempre um saquinho. Eram de comer e chorar por mais. Entretanto, cresci, aprendi a cozinhar, e, sempre que temos laranjas de boa qualidade, não resisto em aproveitar as cascas para cristalizar.
Para além de serem infinitamente mais baratas, o sabor é incomparavelmente melhor do que as de compra. Até porque, à boa moda do #lobo, acrescento umas pequenas "matreirices", nomeadamente especiarias, que lhes dão um sabor inconfundível. Depois, guardo-as em frasquinhos, e utilizo, sobretudo, para rechear tortas e outras sobremesas. Uma delícia. Podem durar, até, aproximadamente, um ano, na dispensa, e, ao contrário do que possam imaginar, são muito, mas mesmo muito fáceis, de preparar. Ora, leiam:

Ingredientes (para três frascos):
- Cascas de laranja
- Açúcar branco, Q. B. 
- 2 Paus de canela
- 2 Estrelas de anis
- 2 Cravinhos
- Agua, Q. B.

Preparação:
Ferva, por três vezes, as cascas, para retirar o sabor amargo da parte branca da laranja, substituindo, a agua. Escorra-as, num passador, e pese. Numa caçarola, coloque as cascas, o peso equivalente em açúcar, uma chávena de água, a canela, o anis e o cravinho. Deixe cozinhar, muito lentamente, durante, aproximadamente, quarenta minutos, em lume brando. Vá mexendo, para não pegar. Apague o lume quando as cascas ficarem sequinhas, com aspecto cristalizado. Disponha-as sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal, separe-as para não colarem umas às outras, e deixe-as secar, ao ar, durante dois dias. Guarde-as em frascos.

Dica do #lobo: São um presente perfeito para oferecer a amigos e familiares. Basta adicionar uma etiqueta e um embrulho bonito. Aqui por estes lados, têm feito um enorme sucesso. 

Sem comentários :

Enviar um comentário