segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Ceviche de cavala de Sesimbra

(Foto: Wolf at The Door)

Tal como todos nós sabemos, meus 5.75 leitores, o ceviche é uma receita peruana feita à base de peixe cru e de sumo de lima. Em Portugal, há já alguns anos que este delicioso prato está na moda, e tenho a dizer-vos que sou grande fã. Por isso, quando o meu papá me ofereceu uma travessa de filetes de cavala de Sesimbra, não resisti em testar os dotes culinários e surpreender toda a família com um ceviche.
Marginalizada ao longo de décadas, esta é uma espécie que, cada vez mais, integra os hábitos alimentares dos portugueses, quer pelas reconhecidas características nutritivas, quer pelo extraordinário sabor.  Extremamente versátil, o seu paladar suave faz com que se adeque a inúmeras receitas, dando-lhes um toque verdadeiramente surpreendente e único. Se gostam de pratos com peixe cru, e querem brilhar na cozinha, não hesitem em experimentar este ceviche, extremamente delicioso e muito simples de preparar. Palavra de #lobo.


Ingredientes:
- 700 Gr de cavala de Sesimbra cortada em filetes
- Sal grosso Q. B.
- 1 Abacate
- Cebolinho Fresco Q. B.
- 1 Molho de coentros
- 2 Limas
- Vinagre balsâmico Q. B.
- 1 Cebola Roxa
- 1 Malagueta fresca
- 3 Mini pimentos (comprei no Pingo-Doce)
- Azeite Q. B.

Preparação:
Numa travessa, envolva os filetes em sal grosso, cubra com película aderente e reserve no frigorífico, de um dia para o outro. Duas horas antes de servir, lave os filetes, corte em tiras bem finas e envolva com o sumo das limas e o vinagre. Pique o abacate, o cebolinho, os coentros, a cebola, os pimentos e a malagueta picada, adicione regue com azeite e sirva de imediato. Bom apetite. 

Dica do #lobo: Sirva com tostas de pão caseiro, regadas com um fio de azeite virgem. É divinal. 

(Fotos: Wolf at The Door)

Sem comentários :

Enviar um comentário