quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Receita de Ragú Italiano de Vaca e as maravilhas da "Slow food"

(Foto: Wolf at The Door)

Ainda sou do tempo em que a minha avó começava a preparar o almoço às oito da matina, e deixava-o, lentamente, a cozinhar num tacho de barro até à uma da tarde. Escusado será dizer que o resultado era maravilhoso. [Ainda hoje choro baba e ranho por não conseguir recrear a sua receita de carne assada].

Infelizmente, a correria do dia-a-dia, não nos permite despender tanto tempo na cozinha. Por isso, cada vez mais, nos vemos obrigados a recorrer à fast-food, não só porque “sabe bem”, mas por ser uma solução rápida para desenrascar uma refeição. Felizmente, por contraponto, a Slow Food, movimento internacional que tem por objetivo promover a valorização de alimentos cozinhados lentamente e a baixas temperaturas, tem ganho cada vez mais adeptos, #lobo incluído. Obviamente que, cá em casa, isto não acontece todos os dias. Tenho [muito] mais o que fazer do que passar horas infinitas em frente aos tachos. No entanto, sempre que tenho oportunidade, esmero-me em pratos que chegam a demorar cerca de doze horas a cozinhar. Sim, leram bem: D-O-Z-E. Que é como quem diz, 10 + 2. Uma das minhas receitas preferidas de slow food, e das que mais sucesso tem feito cá em casa, é este maravilhoso ragú, que, além de muito simples de fazer, é extremamente delicioso. Originalmente utilizado na culinária francesa e italiana, este molho, efetuado à base de carne de vaca sem gordura, é uma verdadeira ode gastronómica, que pode ser servido tanto em pasta como em lasanha. Minhas queridas 5.75 leitoras, atentem nisto que o vosso amigo #lobo vos diz: Se quiserem lutar por uma nobre causa, tal como: que ele vos ofereça o tal par de Louboutin ou se descosa com o anel de três quilates, ponham o avental, cravem as unhas nos tachos e façam acontecer esta maravilhosa receita. Vão ver que não se arrependem. Palavra de #lobo.  


Ingredientes:
- 500 Gramas de carne de vaca picada, sem gordura (lombo de preferência)
- 1 Pacote de espaguete fresco
- 3 Tomates grandes
- 300 Gramas de cogumelos frescos
- 2 Cebolas médias
- 3 Dentes de alho
- Azeite Q. B.
- Manjericão fresco
- Orégãos
- Sal
- 1 Litro de caldo de Carne (pode ser 1 cubo Knorr desfeito em água quente).

Preparação:
Pique a cebola, o alho e tire a pele ao tomate. Coloque tudo num tacho, juntamente com o azeite. Deixe refogar até a cebola ficar transparente. Adicione a carne, o manjericão e os cogumelos laminados. Deixe cozinhar em lume brando, ao longo de doze horas. Durante este período, vá adicionando o caldo de carne para não pegar. Logo que esteja pronto, coza o esparguete al dente [se não sabe o que é, fique atento, que eu depois explico, ou pergunte-me por email]. Misture tudo, retifique os temperos, junte os orégãos, um pouco de rúcula selvagem e de parmesão, se for do seu gosto, e bon appétit.   

PS: A foto é de minha autoria. Se eu podia ter sacado em outro blog? Poder podia, mas não era a mesma coisa)

6 comentários :

  1. Estou muito feliz por estares de volta. Sê muito bem vinda loba. Ana Isa

    ResponderEliminar
  2. Tenho vontade de experimentar a receita, mas tenho uma dúvida: como fazer para a carne não queimar? Marta Silva

    ResponderEliminar
  3. 12 horas para fazer o jantar? O lobo tem pouco que fazer da vida.

    ResponderEliminar
  4. Amo comida italiana, acho que está no sangue! E esse Ragú parece ser dos deuses; com certeza vou tentar fazê-lo. Obrigado pela dica!
    http://www.penapensante.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Isso tem cá um aspecto. Não existe a versão 30 minutos? Micá.

    ResponderEliminar
  6. Lobo, onde posso encontrar o esparguete fresco??? Obrigada, Fátima Saraiva.

    ResponderEliminar