segunda-feira, 3 de novembro de 2014

"Corpo Perfeito" - A nova e polémica campanha da Victoria´s Secret

A Victoria ´s Secret acabou de lançar um novo soutien, o “Body”, cuja campanha de promoção tem como slogan: “The Perfect Body”, estampado na foto das top models da marca, entre as quais a nossa Sara Sampaio. A sugestão de que o corpo destas modelos é que deverá ser tido como “perfeito”, está a gerar uma onda de contestação, que tem levado mulheres de todo o mundo a tirar, como forma de protesto, fotos suas com a hashtag: #iamperfect. Isso uma petição contra a marca para retirar o anuncio e emitir um pedido de desculpas.

Sinceramente, não entendo o motivo de tanta indignação. Desde sempre que a Victoria´s Secret teve como objecto a beleza feminina, materializada nos seus “anjos”, posto cobiçado pelas super modelos mais famosas. E todas elas são mulheres ditas “perfeitas” com corpos magros e esbeltos. Queriam que na publicidade ao soutien pusessem o quê? Matrafonas com 150 Kg? Tenham a santa paciência. Há por aí demasiada falta de assunto para perderem tempo com isto. Se querem censurar esta campanha, então censurarem, também, as restantes marcas de alta-costura e a indústria da moda em geral, porque, nas últimas décadas, é ESTE o estereótipo de corpo perfeito que tem sido vendido. É ESTE estereótipo de beleza que vemos nos filmes, na TV, na publicidade, nas lojas de roupa. E alguém fica escandalizado com isso? Porque é que vêm agora embirrar com o raio do soutien, que, segunda consta, até deixa o peito direitinho e firme. Que mal há nisso? Não vamos ser hipócritas: quantas de nós querem ser baixas e ter peso a mais? Ninguém. Agora, tudo na sua conta, peso e medida. Anorexia, bulimia, deixar de comer, vómito forçado, ingerir papel para encher o estômago. Isso não tem a ver com beleza, mas sim com distúrbios de foro mental. E, seguramente, não era essa a mensagem que a Victoria Secret quis passar, mas sim de beleza, de harmonia e de elegância, incentivando a mulher a investir na sua imagem, a sentir-se sexy, confiante, independente. É apenas isso que vejo naquele anúncio, e nada mais. Agora, aguardo pelos comentários dos arautos da moral e do [pseudo] feminismo, que vão comparar este caso ao da Jessica Athayde na Moda Lisboa, e deturpar o assunto,  só para conseguir algum protagonismo [como já é hábito]. 

1 comentário :

  1. Pelo o que eu entendi eles quiseram dizer que o sutiã se adéqua perfeitamente ao corpo.

    http://laranjaazda.blogspot.com.br/

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