segunda-feira, 15 de maio de 2017

Tofu com natas e alho francês

(Foto: Wolf at The Door)
Tendo em atenção o movimento: Segundas sem carne, e, já agora, também porque o meu Amor não suporta peixe, venho apresentar-vos, meus 5.75 leitores, esta verdadeira maravilha da culinária vegetariana, inspirada na clássica receita de bacalhau com natas.
Muito deliciosa, e simples de preparar, é um verdadeira revelação gastronómica, sobretudo para os mais desconfiados em relação a esta opção alimentar. Cá em casa, apesar de comermos carne, tentamos, três ou quatro vezes por semana, fazer refeições de inspiração vegan ou vegetariana. E tenho a dizer-vos que estou a adorar a experiência. Regra geral, utilizo tofu, que compro no Aldi, a um preço muito simpático: 400 Gr por dois euros. No entanto, esta semana, decidi arriscar e comprei seitan, que nunca cozinhei antes. Mas fiquem descansados, mesmo que o resultado não seja o esperado, daqui a uns dias, conto como correu. Seja como for, este "Tofu com natas e alho francês", está testado e comprovado: É uma delícia. Se quiserem surpreender com os vossos dotes culinários, experimentem, porque vão amar, meus 5.75 leitores. Palavra de #lobo. 

Ingredientes (para seis pessoas):
- 1 Quilo de batata frita, cortada em cubos
- 800 Ml de natas
- 200 Ml de molho béchamel
- 2 Alhos franceses, cortados em rodelas
- 3 Cebolas grandes, cortadas em rodelas
- 6 Dentes de alho, picados
- 2 Folhas de louro
- Alho em pó, Q. B.
- Noz moscada, Q. B.
- Azeite Virgem, Q. B. 

Preparação:
Numa caçarola larga, refogue o azeite com a cebola, o alho picado, o alho francês, e as folhas de louro. Deixe cozinhar, até a cebola ficar transparente. Adicione o tofu, e pique. Envolva bem, baixe o lume, e deixe apurar durante quinze minutos, mexendo, para não pegar. Forre um tabuleiro grande com as batatas, cobertas pelas natas e o béchamel. Adicione a noz moscada e o alho picado, e envolva bem, com uma colher de pau. Junte o preparado do tofu,. Gratine, durante quinze minutos, em forno pré-aquecido a 180ºC, mas com muito cuidado, para não secar, e manter a textura cremosa. Sirva de imediato, e bom apetite. 

Sem comentários :

Enviar um comentário