quinta-feira, 4 de maio de 2017

Slow Food: Cabrito assado em forno lento, com alecrim fresco

(Foto: Wolf at The Door)
Caros 5.75 leitores, tal como já escrevi aqui no blog, adoro slow food. Influência da minha querida avó, que começava a preparar o almoço às oito da manhã, deixava os tachos em lume brando, e só o pagava por volta da uma da tarde. A comida ficava, sempre, perfeita e apurada.
Infelizmente, nos dias que correm, a falta de tempo não nos permite, em condições normais, despender tanto tempo a preparar uma refeição. No entanto, e porque, uma vez não são vezes, sempre que posso, coloco, em prática, algumas das receitas que me deixou. E posso dizer-vos que vale mesmo a pena o investimento. Os cozinhados ganham outra dimensão, adquirindo um sabor único. A família adora, e, sem grandes exigências técnicas, é possível fazer um verdadeiro brilharete com os tachos. Se nunca testaram a culinária "Slow food", experimentem porque vão ficar apaixonados. Palavra de #lobo. 

Ingredientes (para quatro pessoas):
- 1, 200 Gr de cabrito (geralmente compro mão ou perna)
- Alecrim fresco, Q. B.
- Azeite virgem, Q. B.
- 4 Chalotas cortadas em "meia lua"
- 2 Folhas de louro
- 6 Dentes de alho, bem picadinhos
- Sal, Q. B.
- Pimenta, Q. B. 
- Alho em pó, Q. B.
- Coentros frescos, picados, Q. B. 

Preparação:
Limpe o cabrito das gorduras supérfluas. Coloque-o num tabuleiro grande, barrado com a massa do pimentão. Cubra com os restantes ingredientes, envolva bem, e deixe marinar de um dia para o outro. Asse em forno lento, durante, pelo menos, duas horas. Corte em pedaços, e sirva de imediato, finalizando com um fio de azeite e um pouco de alecrim fresco. Bom apetite. 

Dica do #lobo: Acompanhe com batatas argentinas. Fica uma delícia. 

Sem comentários :

Enviar um comentário