terça-feira, 17 de maio de 2016

Bolo de chocolate e azeite

Foto: Wolf at The Door)

As formas de silicone são algo que me assiste. A sua versatilidade, aliada ao facto de não precisarem ser untadas com manteiga e farinha, sempre me agradou. Por isso, quando a Bath Essentials me enviou uma maravilhosa forma tipo “bolo inglês”, não resisti em utiliza-la para testar esta fantástica receita do Chef Sá Pessoa.


O sabor forte do azeite, conjugado com a suavidade do chocolate, produziram uma combinação absolutamente fantástica, ideal para qualquer ocasião. Aqui em casa, fez um sucesso enorme. Toda a gente adorou. Se quiserem surpreender a vossa família com uma sobremesa diferente, experimentem porque vão gostar muito do resultado. Palavra de #lobo. E não deixem de passar na página da Bath Essentials, porque tem umas formas de silicone de excelente qualidade. Estou super satisfeita com a minha. É maleável, resistente e o bolo cozeu de forma homogénea. Recomendo e, irei, certamente, utiliza-la novamente. 




Ingredientes:

- 2 ovos
- 1 vagem de baunilha
- 215 gr de açúcar branco
- 100 gr de cacau em pó
- 150 gr de farinha com fermento
- 50 gr de farinha sem fermento
- 160ml de azeite
- 150 ml de leite magro
- 125 ml de natas
- 25 gr de manteiga
- 100 gr de chocolate negro (70% cacau)
- Sal q.b.
Preparação:
Leve ao lume, em banho-maria, as natas, o chocolate negro e a manteiga. Tempere com um pouco de sal e deixe o molho derreter. Bata os ovos com o açúcar e a baunilha, até obter um creme esbranquiçado. Adicione as farinhas e o cacau. Bata mais uns minutos, e verta, muito suavemente, o leite e o azeite. Bata mais um pouco. Coza, durante quarenta minutos, em forno pré-aquecido a 180ºC. Deixe o bolo arrefecer, e cubra com a calda de chocolate, um fio de azeite e uns grãos de sal. Bom apetite. 
Fotos: Wolf at The Door)

Sem comentários :

Enviar um comentário